Long Live Rock and Roll

Long Live Rock and Roll
Certa vez ouvi de um amigo que o Rock estava vivo de novo e então respondi : "Ele nunca morreu."

quarta-feira, 9 de março de 2011

Pink Floyd - The Piper At Gates Of Dawn (1967)



O ano é 1965 : Quatro rapazes da faculdade de Cambridge na Inglaterra formaram um grupo que inicialmente se chamaria Sigma 6. Com o passar do tempo foram inovando em aspectos mais visuais (como o show de luzes) e em efeitos sonoros mais chamativos e completamente irreconhecíveis e nunca presentes nos sucessos dos artistas da época. Essa mudança também remeteu a transformação do que seria o nome da banda,sendo esta mais tarde conhecida como The Abdabs e logo em seguida finalmente batizada com o nome que definiu e registrou o Rock Psicodélico e Progressivo como dois dos gêneros mais frutíferos do final da década de 60 e na década de 70 : Pink Floyd.

Em 1967,Syd Barrett,Roger Waters,Richard Wright e Nick Mason assim como vários artistas da época,começaram a tomar passos que estavam muito a frente do seu tempo. E nos estúdios da EMI,mais precisamente em Abbey Road,consolidaram a evidência disso gravando um disco que juntamente com o lendário "Sgt.Pepper's Lonely Hearts Club Band" dos Beatles,definiu os pilares do que seria uma nova era no rock and roll,trazendo um divisor de águas entre o pop rock britânico apresentado ao mundo nos últimos anos e ao rock que como um rio,desaguaria em outras várias vertentes a serem mostradas para o mundo.

Ouvir "The Piper At Gates Of Dawn" é como viajar sem nem mesmo sair de casa e sem precisar de alguma substância ilícita para tal,pois o disco em si já lhe empurra automaticamente para uma atmosfera completamente interdimensional logo de cara aos
primeiros ruídos de microfone eletrônico em "Astronomy Domine". Essa peregrinação a um mundo completamente surrealista se torna cada vez mais contínua a medida que o disco vai progredindo com faixas como "Lucifer Sam","Flaming","Take Up Thy
Stethoscope and Walk",entre outras. O disco também pode exercer a função de "máquina do tempo". Quando você menos esperar,em "Interstellar Overdrive" já é capaz de se sentir dentro do UFO (antigo clube onde o Pink Floyd tocava nos seus primordiais anos) admirando embasbacadamente aquela caótica iluminação do palco.

The Piper At Gates Of Dawn retrata os primeiros passos seminais de uma banda que conseguiu contribuir para o mundo da música e principalmente para o rock, na forma de arranjos cada vez mais complexos misturados a um amplo leque de temas condizentes ao dia a dia e a metáforas que ajudam a retratar os mesmos. Um disco que com certeza não deve ser subestimado apesar de tratar-se dos primeiros esforços desse formidável grupo e que com certeza deve ser levado tão em consideração quanto os seus três filhos mais famosos ("The Dark Side Of The Moon","Wish You Were Here" e "The Wall").

Faixas:
1.Astronomy Domine
2.Lucifer Sam
3.Matilda Mother
4.Flaming
5.Pow R Toc H
6.Take Up Thy Stethoscope and Walk
7.Interstellar Overdrive
8.The Gnome
9.Chapter 24
10.Scarecrow
11.Bike

LINK PRA DOWNLOAD : http://www.megaupload.com/?d=OY2G5I29

2 comentários: