Long Live Rock and Roll

Long Live Rock and Roll
Certa vez ouvi de um amigo que o Rock estava vivo de novo e então respondi : "Ele nunca morreu."

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Opiniões Cinéfilas : O Garoto de Liverpool (2009)




John Lennon,uma das maiores personalidades do século XX,já teve sua vida retratada em vários filmes,tanto se tratando de compilações de imagens reais quanto de produções cinematográficas reconstitucionais e esta é mais uma dentre outras.

"O Garoto de Liverpool",conhecido nos EUA com o título de "Nowhere Boy" com direção de Sam Taylor Wood e roteiro de Julia Baird e Matt Greenhalgh,tem a previsão de chegar aos cinemas brasileiros daqui a um ou dois meses. Mas como beatlemaníaco fanático,não concordei com o possível fato de esperar mais tempo para conferir a novidade e logo tratei de fazer uma busca por este filme na internet.

O filme se passa na segunda metade da década de 50,mostrando a rebeldia adolescente de Lennon (Aaron Johnson),suas travessuras e transgressões aos padrões morais conservadores das escolas em que estudava,sua ambição em montar uma banda e começar uma carreira musical e também se preocupa em detalhar o drama de um relacionamento conturbado com a mãe a qual abandonou-o pequeno para viver sobre os cuidados da rigorosa,porém preocupada Tia Mimi (Kristin Scott Thomas). Este filme também retrata o primeiro encontro de John com Paul McCartney (Thomas Sangster),que futuramente junto ao amigo,conseguiria com o passar dos anos alcançar a fama de serem reconhecidos como dois dos maiores compositores da música popular mundial e de lendas do Rock and Roll.

A primeira impressão que este filme me passa é que,diferentemente de outras biografias de Lennon que tentam retratar com maior ênfase os acontecimentos que se sucederam durante o início dos Beatles e o auge da fama mundial da banda,este por sinal nos traz um John Lennon completamente desconhecido (para aqueles que apesar de humanamente impossível,não conhecem nem sequer um pouco de sua história),bem diferente daquela inesquecível e marcante personalidade pacífica. Entretanto,a ironia e a irreverência são traços marcantes no perfil deste ícone interpretado por Johnson e que não fogem em nada do mesmo que o mundo conheceu nos primeiros anos dos Beatles como fênomeno midiático mundial.

Mas como no mundo cinematográfico o entretenimento e o sensacionalismo podem falar mais alto do que a veracidade e levando em conta que isto é um filme e não a vida real,as pessoas que verão este filme podem se surpreender com cenas contendo fatos inverídicos,estes já desmentidos por Paul McCartney em sites na internet e que só serão revelados aos espectadores brasileiros quando o filme chegar as telas nacionais (ou então quando olharem por meio da internet,claro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário